sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Ousadia

Nikon D5100 | Nikon 18-55mm f/3.5-5.6 DX
f/22 | 1/160s | ISO 100 | 26.11.2013 | 08:21
Que palavra tão pouco usual nos tempos que correm, não acham? Para mim, ousadia é sinónimo de "ser destemido". Destemido, sendo consciente e determinado. Determinado com o que sonha.
E sonhar... Ter sonhos! 
Sonhos ambiciosos e ousados! Não concebo sonhar, de outra forma: tem de haver ambição e ousadia, no que se sonha e com o que se sonha. Pois que sonhar representa no presente, o nosso futuro: o queremos e o que ambicionamos.
E se o sonho não o for, de que adianta ser?
Poucos são os que sonham realmente. Realmente e de forma realista.
Numa sociedade em que quase tudo é instantâneo, sonhar é um luxo. É que sonhar requer tempo e paciência. E ter um é invulgar, os dois raríssimo. Ser paciente é ser dotado de um dom e ter tempo. Tempo para sonhar e paciência para acreditar no dia em que se veja o sonho concretizar-se. Sim, pois sonhar é preparar a mente para algo que o corpo ambiciona. É a preparação mental para uma realização material.
E tem sempre de haver algo material no que se sonha? Não necessariamente, mas ajuda. Podemos sonhar com um sentimento, que por definição é imaterial. Só que os sentimentos temo-los sobre coisas materiais e palpáveis. Seja qual for o sentimento: alegria, tristeza, amizade e felicidade, amor e o seu oposto. Todos são tidos por coisas ou por alguém.
Sempre sonhei, desde que me lembro ser.

E com o tempo, aprendi a ser paciente e a dar tempo ao tempo.
Dá-me tranquilidade e paz interior.

2 comentários: